
Tudo começou quando a professora Quézia, da turma A22, trouxe para seus alunos a história de um mosquito, o Frederico ...
O livro "FANIQUITO E SIRICUTICO NO MOSQUITO" de Jonas Ribeiro com ilustrações de André Neves, traz uma história leve que ajuda a compreender o significado de expressões como: "com licença", "por favor", "obrigada" e "desculpa". Ajuda, também, a entender que a melhor maneira de pedir as coisas é com delicadeza.
Era uma vez...
...um mosquito chamado Frederico. Um dia, ele se deparou com uma casa que tinha a porta e as janelas fechadas e resolveu que queria entrar para bisbilhotar. Gritou, esperneou, deu faniquito e siricutico, mas nada delas se abrirem. Frederico achava que fazia o que queria e que era só gritar que tudo se resolvia. A borboleta, o besouro, a abelha e a joaninha ensinaram a ele que existem algumas palavras mágicas que devem ser usadas para que as janelas e as portas do mundo se abram.
Tais palavras, usadas com delicadeza, ajudaram o Frederico a entrar na casa. Depois do aprendizado, o mosquito ensinou aos novos amigos, as lindas piruetas que sabia.
Num mundo onde a velocidade nos faz, tantas vezes, esquecermos de dedicar um olhar mais atento ao outro, eis aí uma boa oportunidade de ensinar os nossos pequenos a viver com gentileza.
Após a contação da história, as crianças confeccionaram a casinha da história de Frederico ...

As crianças abriram uma janeinha para Frederico entrar e desenharam as coisas que imaginaram que ele viu do lado de dentro da casa.
