Mas a história ainda não terminou ...



O trabalho com a história "FANIQUITO E SIRICUTICO NO MOSQUITO" rendeu muito mais ...
A turma A21 foi convidada para ouvir a história e realizar um trabalho conjunto com a turma A22. A professora Daniela (A21) e a professora Quézia (A22) desenvolveram um trabalho colaborativo entre as turmas pois, pensam que os alunos passam a se conhecerem e interagirem melhor através da colaboração. Acreditam, ainda, que a ligação que ocorre na sala de aula (aluno-aluno e aluno-professor) está repleta de significados e de vínculos afetivos.
"Para aprender é necessário que se estabeleça um vínculo.(...)Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar.” (Fernández, 1991, p.52).
Portanto, toda a aprendizagem ocorre nas interações sociais e está envolta em afetividade.
A escolha pelo trabalho colaborativo vai ao encontro da proposta em que o conhecimento é construído através das interações sociais. As relações entre colaboração e aspectos sociais remetem a Vygostsky (1994) e a ideia de que a aprendizagem ocorre na relação com os outros, através da interação social em um processo de apropriação e transformação de conhecimentos.
Sendo assim, após ouvirem a história do mosquito Frederico, os alunos da turma A22 escolheram colegas da turma A21 para trabalharem em parceria (duplas ou trios). Construíram, juntos, a casa da história...

A hora da história ...



A curiosidade para saber o que tinha dentro da casa...



A atenção, a explicação e a ajuda dos colegas...



A colaboração na hora de confeccionar a casinha ...





As casinhas prontas:

2 comentários:

  1. Adorei todas as casinhas!
    Parabéns pelo capricho e pela dedicação!

    ResponderExcluir
  2. Aninha, agora já podemos te chamar assim, né?!Adoramos a atividade também, o mais legal foi trabalhar junto com os colegas da outra turma. E, as professoras disseram que trabalhamos muito bem, em colaboração, aprendendo a trocar e interagir com os demais!!!

    ResponderExcluir